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terça-feira, 22 de junho de 2010

Inspiração

Como sabem sou professor de História do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e também estamos chegando em final de bimestre e próximo as férias de julho, provas, fechar médias, fazer milagres para recuperar alunos etc. Agora vos pergunto caro leitor: Como buscar inspiração para lecionar a alunos se junto com todas essas adversidades tenho um concorrente muito desleal, a Copa do Mundo? Como fazer alunos se prenderem as aulas se a mídia os chamam para algo muito mais atrativo?
Não estou falando apenas de jogos do Brasil, o que é "normal parar", estou falando de jogos irrisórios como Argélia e Eslovênia, Japão e Camarões, Dinamarca e Holanda, jogos longe de nossa cultura futebolística. Para piorar a situação, a sala fervilha com celulares com tv, rádio AM e FM e até MP3 players ligados nos jogos da copa do mundo, nesse caso a tecnologia se tornou uma inimiga. Com certeza não é o céu.
Quando entrei na universidade em 2004 tinha um pensamento onírico quase utópico de como seria o ensino de história, tinha como espelho os meus professores de ensino médio (alguns ainda são) e o grupo de amigos do qual eu fazia parte ( 9 pessoas, 5 entraram em Universidades Públicas). Mas nesse ínterim de 4 anos (2004-2008) a situação mudou. Ao meu ver, a situação apenas retrocedeu.
Não vejo em muitos dos meus alunos a gana que eu via em mim e meus amigos de entrar em uma universidade de renome, fazer isso um presente aos nossos pais e nossas famílias. Não estão preocupados em desenvolver a consciência crítica nas aulas de História, querem apenas reproduzir informação e, nessa situação, o filho do operário continuará a ser operário. Não quero alunos geniozinhos, mas alunos críticos, capazes de olhar determinada situação e poder debater e formular opiniões independentes de mídia. É querer demais? Será que os pais não querem isso também? Vejo uma reprodução passiva da milenar política do pão e circo
Não adianta por culpa em msn, orkut, facebook, myspace, twitter. São ferramentas que usadas com sabedoria são ótimas. Culpo a mercantilização do ensino, onde pais, escolas, professores vendem o ensino aos alunos e esses na inocência, aceitam. Muitos pais compram os filhos ao prometerem presentes em troca de notas altas, muitas escolas comercializam espaços, carteiras estofadas e salas multimídias e alguns professores comercializam simpatia ao invés de se preocuparem com o conteúdo e qualidade da aula. Isso é obrigação!
Como ter inspiração para continuar no ensino? porque apesar de todas essas adversidades atuais, ainda há pais, escolas, professores e alunos que acreditam no ensino como uma ferramenta de formação de cidadãos e não apenas uma etapa da vida. Enquanto houver um com potencial, vamos seguindo.
Desculpe caro leitor se fui rabugente e nostálgico nesse post, prometo que nem todos os textos serão sobre escola, ensino e alunos, haverá trivialidades. Desculpe se o formato não texto não for legal, é minha primeira experiência como blogueiro, mas espero melhorar.

That's all folks!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. concordo em partes, e tambem me senti uma aluna vazia, como venh ome sentindo ha tempos haha. mas vamos melhorar depois desse post, professor !

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  3. adorei o texto e sei exatemente o que o motivou a escrevê-lo! acho que todos nós professores, independente da disciplina, nos questionamos as mesmas coisas... fato! eu pelo menos você pode ter certeza que sim! se bem que você ja sabe como eu penso! :D

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