Boa Noite pessoas!!!
Só, hoje, após três dias, mais calmo, resolvi escrever algo sobre a eliminação do Brasil na Copa do Mundo. Assisti o primeiro tempo no conforto de minha casa, Brasil deu show terminando aquele tempo com uma bele triangulação na esquerda com Robinho, Luís Fabiano e Kaká, assim como uma bela finalização de Maicon para fora lembrando o 4º gol do Brasil na final da Copa de 1970, gol de Carlos Alberto sobre a Itália.
Segundo tempo assisti na casa do meu irmão, com churrasco e guaraná brahma, mas o Brasil não voltou para o segundo tempo, surgiu a figura de Sneijder, decisivo nos dois gols. Pensei comigo: Dei Azar! OH Zica! Pela primeira vez eu via dois tempos do jogo do Brasil em locais diferentes. Ou a zica está com o Mick Jagger, ou mesmo com a Paris Hilton, presa por porte de maconha.
Mas não queridos, não existe azar ou zica, o fato foi pura e cruelmente desequilíbrio emocional dos principais jogadores do Brasil e deficiência técnica da maioria. A imprensa brasileira, em sua maioria, criticou o Dunga e Felipe Melo como principais responsáveis pela derrota brasileira. Não creio que estejam errados, mas também não completamente certos, creio que mais que por demérito do Brasil foi mérito da Holanda. Demérito este que Dunga tem grande responsabilidade, analisemos:
Antes de fazer uma comparação entre das duas seleções do jogo de sexta-feira, vamos ver o elenco brasileiro das outras 5 seleções campeãs:
1958 - Gilmar(faria parte do Santos de 1960), Belini, Djalma Santos(Melhor lateral daquela Copa jogando apenas 1 partida), Didi("Príncipe Etíope" - inventor da Folha Seca), Dino Sani, Zagallo, Garrincha(dispensa comentários), Pelé(também dispensa comentários), Mazzola(Altafini na Itália, foi o 3º maior goleador da História do Milan), Dida(deu lugar ao Pelé, mas é o 2º maior artilheiro do Flamengo), Nilton Santos (Enciclopédia do Futebol), De Sordi, Vavá, Zito, Mauro e Pepe (Canhão da Vila, maior artilheiro do Santos, pois Pelé não conta por não ser desse mundo)
1962 - foi praticamente a mesma da copa anterior, com os acréscimos de Mengálvio (Santos da década de 1960), Coutinho (Parceiro de ataque do Pelé no Santos) e Amarildo (grande herói daquela copa que substituiu Pelé que se machucou)
1970 - Félix, Brito, Piazza, Carlos Alberto(acima citado), Clodoaldo, Jairzinho(Furacão da Copa com 7 gols no torneio só sendo superado pelo grande goleador alemão Gerd Müller), Gérson("Canhotinha de ouro" - capaz de fazer um lançamento de 40, 50 metros, coisa que hoje em dia é raro), Tostão(grande herói no Cruzeiro), Pelé, Rivelino(dono da patada atômica), Paulo César Caju. Além de reservas como Leão (grande goleiro), Dadá Maravilha (tricampeão Brasileiro pelo Atlético Mineiro e Internacional.
1994 - Taffarel (grande goleiro campeão da UEFA), Jorginho(Campeão alemão naquela temporada), Ricardo Rocha(Campeão da Copa do Rei da Espanha), Ronaldão(Fez parte do São Paulo de 1991-1993: Campeão Brasileiro, duas vezes campeão da Libertadores e da Copa Intercontinental), Mauro Silva, Branco, Dunga, Bebeto(Campeão na Espanha pelo La Coruña), Raí(fez parte do São Paulo 1991-1993), Romário(Dispensa comentários), Zinho(Bicampeão brasileiro pelo Palmeiras), Márcio Santos, Mazinho, Zetti(São Paulo 1991-1993), Aldair(Fez história na Roma), Paulo Sérgio, Leonardo, Muller e Cafu (os três faziam parte do São Paulo 1991-1993) e Ronaldo (que já se destacava no Cruzeiro, parece com alguém?)
2002 - Marcos(Campeão da Libertadores 1999, melhor goleiro da Copa), Cafu(Campeão Italiano pela Roma), Lúcio, Roque Júnior(Seria campeão da Liga dos Campeões em 2003), Roberto Carlos(Campeão da Liga dos Campeões em 2002), Gilberto Silva, Rivaldo, Denílson, Ronaldo(Contestado na época, mas dispensa comentário), Luizão, Kaká, Dida(Havia sido campeão mundial pelo Corinthians, tsc,tsc em 2000 e era campeão da copa do Brasil), Belleti, Ricardinho, Rogério Ceni, Júnior,Vampeta, Kléberson e Ronaldinho Gaúcho (Campeão da UEFA em 2001).
Agora vos pergunto pessoas: Vendo esses cinco selecionados, a seleção de 2010 merecia ser campeã? Felipe Melo, Michel Bastos, Doni, Grafite, mereciam fazer parte desse panteão? Não que essas seleções não tinham contestações, tinham sim como Felix em 1970, Moacir em 1958 e fracassos como Raí 1994. Mas em sua maioria, eram seleções com jogadores decisivos e capazes de fazer mudar um jogo quando preciso, como fizeram na final de 1958 e 1962 após sair perdendo, assim como os duríssimos jogos contra Espanha em 1962, Inglaterra 1970 e Holanda 1994. Eram jogadores capazes e eficientes e os deuses do futebol só recompensam seleções assim
Agora, comparando o selecionado holandês e brasileiro vemos que os jogadores flamengos estão em um momento muito melhor que os nossos jogadores: Vamos ter Van Bommel e Arjen Robben vice-campeões da Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique, além dos títulos nacionais alemão e Sneejder campeão da Liga e dos títulos nacionais italiano. Além de jogadores como Dirk Kuyt, Van Persie, Van der Vaart e Hunterlaar que podem desequilibrar uma partida. No Brasil tirando Júlio César, Lúcio, Juan, Maicon e Robino e Luis Fabiano em alguns momentos, o resto ficou devendo ou foi apenas regular como Elano e Ramirez. Não houve o craque que dispensa comentários. A derrota brasileira houve demérito do próprio selecionado, mas houve muito mérito da Holanda. Parabéns! souberam reverter uma adversidade coisa que a nossa seleção (jogadores e técnico) não souberam!
Não vamos no embalo da Imprensa e crucificar o Felipe Melo. Ele nada mais é que o retrato fiel dessa seleção (desequilibrada emocionalmente e limitada) e da nossa sociedade: imatura! Ele tem o mérito de ser o esteriótipo emocional e social do jogador brasileiro(desequilibrado, sem um apoio eficaz de um conselheiro, seja lá quem for), não o Kaká.
Para aqueles que ainda estão revoltados, alguns não vão lembrar ou não sabem, que ganhar uma copa do mundo não é fácil! Em 80 anos com intervalo de 12 por causa da guerra, apenas 7 seleções se sagraram campeãs, e o Uruguai mantem um jejum de 60 anos, a Inglaterra 44 anos (que vai se manter por mais 4 anos pelo menos) e a Argentina 24 anos. Também Já ficamos 24 anos de jejum, 1970-1994 e produzimos uma seleção talentosíssima que foi a de 1982 e não ganhamos. Assim como a Hungria de 1954 e Holanda de 1974 jogando um futebol maravilhoso não foram campeãs. A Copa do Mundo excluiu do seu hall de campeões jogadores como Zizinho, Puskás, Crujiff, Zico, Falcão e Platini.
A atual copa do mundo com Holanda, Espanha e principalmente a Alemanha mostra que nem sempre futebol eficiente fica desagregado de futebol bonito. Alemanha 4 x 0 na Argentina foi uma aula de futebol por parte dos alemães. QUE INVEJA! Mesmo o Uruguai, o "azarão" dos 4, tem méritos pois não jogaram com salto alto como Brasil e Argentina, sabem das suas dificuldades. Eles sabem o que são!
Gente, desculpem-me pelo parlatório, mas era preciso, estava entalado e Copa do Mundo não acaba só com o Brasil, ela continua e vamos prestigiar essas quatro seleções que têm a ensinar e vou torcer pelo Uruguai, mas seria ótimo se a Alemanha ganhasse, para mostrar que futebol bonito e eficiente combinam sim! Assim quem sabe apagar de vez aquela seleção horrorosa da Itália campeã de 2006
That's all Folks!
Nenhum comentário:
Postar um comentário