Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz dia dos professores!

Bom dia pessoas!

Desculpem-me pelo atraaaasooo enorme em fazer uma nova postagem, mas não está fácil conciliar Mestrado, Trabalho e curso de capacitação do Estado.

Mas não poderia deixar essa data passar em branco,dia 15 de Outubro, dia do Professor! segundo dados a 4ª profissão mais estressante, muito desse estresse vem do pouco caso por parte da sociedade com nossa profissão, a responsabilidade de formar o futuro cidadão consciente de seus direitos e deveres, baixa remuneração em muitos casos e alguns até mesmo a insalubridade de lecionar em alguns lugares.
As vezes me pego a pensar, durante a aula: O que me levou a ser professor? Vale a pena? Deveria ter escutado minha mãe e ter virado médico!
Mas depois ao final do dia vejo que sim, vale a pena, principalmente após ouvir alunos dizerem que eu fui o responsável pela mudança na visão deles sobre a nossa matéria, ou quando eles conseguem fazer conclusões por si mesmos e no meu caso (professor de História) quando vejo formar-se ali na minha frente um cidadão, não quero o aluno gênio, nem o intelectual, mas o cidadão. Também não espero que todos tenham essa mudança, mas se em um universo de 100 alunos, se 1, que seja apenas 1 mesmo, tenha se tornado o cidadão consciente, já fez todo meu esforço valer a pena. Teria essa satisfação sendo médico?
Aos meus colegas de profissão desejo toda a felicidade e peço para que hoje não fiquemos centrados apenas em nós e pensemos nos nossos antigos mestres que nos inspiraram a entrar nessa profissão, pois ao contrário de outras, o que nos atraiu nessa não foi o retorno financeiro.
Abaixo um vídeo trailler do filme: Ao mestre com carinho de 1967 com Sidney Poitier (o primeiro ator negro a ganhar um Oscar), onde é mostrado os nossos desafios e recompensas por escolher essa profissão



Aqueles dias de estudante
De contar mentiras,
e roer unhas se foram
Mas, em minha mente
Sei que sempre, sobreviverão
Mas como agradecer alguém
Que te fez "crescer como gente"
Não é fácil mas vou tentar

Se você quisesse o céu eu escreveria nele com as estrelas
A mil pés de altura
Ao mestre, com carinho

Chegou a hora
De fechar os livros...
enquanto longos e últimos olhares permanecerem
E enquanto eu os deixo
Eu saberei que estou deixando meu melhor amigo
Um amigo, que me mostrou o certo e o errado
O fraco e o forte
Isso é tão difícil de aprender
O que? o que posso eu lhe dar em troca?

Se você quisesse a lua eu tentaria fazer um começo
Mas eu, dou toda a segurança do meu coração
Ao Mestre, com carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário