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quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tragédia anunciada

Boa Noite Pessoas!!

Há algum tempo venho querendo postar algo relacionado a questão da educação aqui no Blog, mas não conseguia ter uma inspiração forte para isso. E tragicamente essa inspiração veio hoje (07\04\2011). o assassinato, até agora, de 12 crianças entre 12 e 15 anos na Escola Municipal Tasso da Silveira no Realengo Rio de Janeiro. Mas não venho por meio desse texto simplesmente execrar o assassino Wellington Menezes, mas a grande questão é a Escola como instituição, que vem sendo agredida pelas autoridades e sociedade ao longo desses anos. Por que ele escolheu uma escola? o que representou a Escola (a instituição) na vida desse cidadão? um lugar de boas lembranças com certeza que não foi. Desse episódio lamentável podemos pegar vários assuntos, mas preferi pegar o viés educacional.
As primeiras escolas remetem aos gregos antigos, se destacando o Liceu de Platão e a Academia de Aristóteles, local de reflexão e desenvolvimento da filosofia. Na Idade Média ficou legada primeiramente ao clero e posteriormente a classe burguesa. Na modernidade essa classe burguesa citadina a faz de propagadora de seus ideais. Com a Revolução Francesa e a ascensão de Napoleão os governantes viram nessa Instituição como uma das ferramentas para moldar o cidadão, no século XX surgem as primeiras propostas pedagógicas da formação do indivíduo e ao mesmo tempo a sua popularização e assim perder seu estilo elitista. No Brasil apenas na década de 1950 foi interesse de programa de um governo, JK,e nas décadas posteriores é vista como aquela que poderia salvar o futuro da nação brasileira. Mas Será??
Estou no magistério há três anos, e ultimamente tenho visto fatos que me fazem crer que a Escola como instituição está em descrédito e perdeu sua função social primordial: formar o cidadão consciente. pais e professores passam a ver seus alunos como números: o número 1 da chamada, do 3º Ensino Médio tirou nota 6. Cadê o cidadão? cadê a evolução desse aluno em relação a avaliação anterior? Ele teve as competências e habilidades plenamente avaliadas? Isso não é culpa somente dos professores, é da sociedade em si que não ver mais perspectivas na Escola como formadora de um cidadão, lugar de instrução e e de possível ascensão social.
Na rede estadual isso é mais visível que no ensino particular, três fatos dessas últimas duas semanas corroboram com isso: Ouvir uma professora relatar a fala de um aluno que questiona o motivo dele estudar se ele ganha R$900,00 em um final de semana sem precisar de estudos, uma mãe que prefere o filho frequentar uma escola de futebol cara, do que ele ir nas aulas de reforço oferecidas a ele e por fim uma supervisora afirmar: em 35 anos de magistério, NUNCA vi mudar nada na educação. Qual o valor que a sociedade dá a educação?
Por isso afirmo categoricamente: A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO ESTÁ FALIDA, isso tanto no ensino privado como público. O aluno é apenas mais um número e a vida escolar é apenas mais uma passagem da vida. Essa situação precisa mudar, precisamos rever o papel da Escola na sociedade, como sustentáculo dela, isso "durkheimianamente" falando e evitar que os valores fúteis e consumistas da sociedade interfira em seu funcionamento.
Segunda ouvi: "Escola não é família, é sociedade", agora completo: "Escola não é negócio, é função social" e reavivamos essa função social.

2 comentários:

  1. Adorei o texto! Você escreve muito bem Sr Historiador!!! :P Escrevi algo no meu blog também sobre esse episódio! :( http://monologandoaqui.blogspot.com/2011/04/gritaaaaaaaaaaaaaaaaa.html

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  2. Adorei o post. é impossível continuar com essa educação no Brasil

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