Um cidadão do mundo, pretenso professor de História que usará este espaço para compartilhar sua opinião.
Pesquisar este blog
domingo, 18 de setembro de 2011
Hey Joe
Hoje completa 41 anos sem James Marshall Hendrix, Jimi Hendrix (1942-1970), mais uma “vítima” do rock, abuso de drogas e dos 27 anos, combinação fatal. Nascido em Seatle, que viria a ser mais tarde a terra do Grunge, Hendrix é por muitos considerados o melhor guitarrista de todos os tempos, e aquele que popularizou o pedal wah-wah, utilizou a microfonia como estilo musical e durante o festival de Woodstock tocou o hino nacional americano The Star-Spangled Star com efeitos sonoros de bombas e tiros produzidas por sua guitarra.
Descendente de índios cherokees é considerado ao lado de Morrison, um dos poetas do rock americano, iniciou sua carreira no início da década de 1960 sob influência do blues e do old rock, alista-se no exército, mas não chega a ir a Guerra do Vietnã (1965 -1975), entretanto suas músicas é popular entre os soldados americanos.
Inicia sua carreira em 1965 em sua cidade natal e no ano seguinte muda-se para Londres onde entra em contato com outros monstros do Rock como Beatles, Erick Clapton, Jeff Beck, The Who e o jovem Farokh Bussara (Freddy Mercury). Chega a Inglaterra no início do rock psicodélico o que marca profundamente seu estilo de se apresentar nos palcos a base de altas doses de álcool e LSD, Hendrix bota fogo e quebra a sua guitarra, toca com ela nas costas, com os dentes, usar microfonia, solos longos, sua platéia entra em transe junto com ele.
Em 1967 lança o álbum Are you experienced, sendo batido apenas pelo famosíssimo Sgt. Peppers dos Beatles. Finalmente Hendrix entra no roll dos grandes músicos do rock. No ano seguinte retorna aos EUA e funda seu próprio estúdio Electry Ladyland, mas nesse momento o abuso de álcool e drogas já estava atrapalhando Hendrix em seu desempenho nos palcos e nas relações com pessoas próximas sendo preso algumas vezes. Em 1969 ele entra no movimento da contra-cultura e toca em Woodstock sob efeito potente de LSD para uma platéia que o celebrava.
Entre 1969 e 1971 diverso ícones do rock morreram pela combinação intensa e fatal de rock, drogas e 27 anos. Brian Jones (1969) Janis Joplin (1970) Jim Morrison (1971). Hendrix se junta a essa constelação de gênios do rock em 18 de Setembro de 1970, encontrado morto em seu quarto de hotel vítima de sufocamento ocasionado pelo seu vômito depois de uma noite regada a drogas, vinho tinto e remédios para dormir. Assim como os demais mortos, surgiram várias teorias de conspirações sobre a morte dele, mas nenhuma confirmada.
Então, celebremos Jimi!
I'm goin' way down south, way down where I can be free!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário