Pesquisar este blog

domingo, 30 de março de 2014

Aulas analógicas e Alunos digitais

Bom dia! Esse post eu ensaiei, ensaiei em como escrever... Depois de limpar o camarão para fazê-lo a baiana quase bobó e tomar um pouco de coragem com coca-cola e venho até aqui para escrever. Hoje a minha reflexão é sobre o uso de tecnologia em sala de aula e um dispositivo em especial que se tem tornado um pesadelo para todos os professores: O celular. Há uma lei federal que proíbe o uso do celular em sala de aula (Lei nº12.730 de 2007). Mas será que a proibição simples e pura é o caminho? Peço esta reflexão devido a um fato que ocorreu comigo em sala de aula na Escola Estadual. Iniciei um projeto com os alunos pedindo a reflexão sobre a Liberdade como direito e suas situações de respeito e desrespeito. Quando entro em determinada sala noto que boa parte dos alunos desta sala não trouxeram o material necessário para a confecção de trabalhos visuais sobre o tema. Então a saída foi eles fazerem desenhos e complementarem com textos. Mas onde pesquisar? Se a sala de computação da escola possui 8 computadores e não pode funcionar sem um estagiário presente que não existe no momento? A saída foi eu liberar o WiFi do meu celular e orientá-los na pesquisa nos seus dispositivos móveis (celulares)e digo que o resultado foi satisfatório, eles pesquisaram, retiraram ideias de suas pesquisas e conseguiram transpor. Como exponho a seguir
Devido ao sucesso desta ação que surgiu de forma espontânea me trouxe a consciência um debate que eu sempre me fiz. Não está na hora de repensar a lei federal? Creio que se trabalhássemos dentro da perspectiva de conscientização de nossos alunos no uso de tecnologias para uso pedagógico, creio que o dispositivo móvel deixaria de ser pesadelo para nós e passaria a ser uma ferramenta de estudo, como funcionou para mim neste dia. É um processo que não tem como freiar: os celulares se popularizaram, a internet popularizou e os jovens estão cada vez mais conectados, falta é criar em sala de aula este ambiente de ferramentas virtuais de aprendizado e com isso, talvez, acabaremos com o eterno conflito Aulas analógicas e Alunos digitais

Nenhum comentário:

Postar um comentário