Pesquisar este blog

sábado, 15 de março de 2014

Educação não é brincadeira

Este post é fruto de vários comentários de pessoas fora e dentro da educação que venho escutando e confesso que me causou um certo incômodo. O primeiro deles, há um tempo, foi de um advogado que gostaria de dar aulas de língua portuguesa na escola estadual, apenas por Hobby e me perguntava como faria. Sua justificativa era que o porteiro do seu trabalho, que fez faculdade de administração, estava lecionando matemática por falta de emprego. Neste momento eu me perguntei: - Será que alguém faz medicina apenas por Hobby? Ou é Engenheiro apenas por Hobby? Por que então alguém vai ser professor apenas por Hobby? EU não fiz quatro anos de faculdade e mais três de mestrado apenas por Hobby, eu levo a minha profissão a sério e gostaria que TODOS a levassem a sério também. EDUCAÇÃO NÃO É HOBBY! eu lido com o formação de crianças e adolescente e seus pais depositam e mim e em meus amigos o futuro profissional de seus filhos. Eu e meus colegas não fazemos isso por Hobby, somos PROFISSIONAIS e portanto, nos trate com respeito. Outro relato foi de um amigo que me confessou que durante o ensino médio, pensou em fazer faculdade de História, muito devido a admiração que ele tinha pela professora, então foi perguntar a mesma o que ela achava. Eis que a mesma respondeu: - Só se for por hobby, porque não dá dinheiro, pensa em outra coisa para sustentar. Confesso que isto me irrita profundamente. Posso não fazer fortuna com minha profissão, mas eu tenho orgulho dela. Quando estou ali lidando com a formação de um cidadão, não posso, enquanto educador, por a questão financeira a frente da satisfação profissional. É importante o financeiro? É! Mas não é o decisivo, não estou ali para julgar o que ele deve ou não fazer, a minha função é orientar e como profissional não posso tirar o mérito de minha profissão, tenho que valorizá-la. Pior que esta é um postura muito comum entre nós, profissionais da educação, o que me irrita, se eu não valorizo a profissão que é o meu sustento, como faço então para a sociedade maior valorizá-la? Se eu ponho a questão financeira a frente da satisfação profissional, como faço para desenvolver e meu aluno a educação de valores? Duas característica que todo profissional da educação necessita ter é: coerência entre seu discurso, prática e função social e possuir a educação como causa. Passar bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário