Pesquisar este blog

domingo, 2 de março de 2014

Eu voltei...st

Eu voltei... Após dois anos afastado, ensaiando retorno e adiando os mesmos, aqui estou! Por que retorno hoje? Hoje eu me sinto bem e livre para retornar e escrever aqui novamente. Nestes dias fatigantes de muitas aulas, fiquei pensando é possível modificar a natureza humana? Qual a minha função enquanto educador? Isto veio a tona em uma aula à 6ª série C do Estado onde passei alguns slides sobre Renascimento cultural. Em meio ao caos da última aula (17:30-18:20) de uma sexta-feira pré-carnaval após um mês fatigante de aulas, passo imagens de quadros e esculturas de Michelângelo, Da Vinci, Boticceli e Rafael Sanzio,expliquei as técnicas de simetria, espelhismo, profundidade, detalhes das esculturas, leio trecho dos Lusíadas e passo um trecho de Romeu e Julieta. Não me preocupo se eles conseguiram assimilar, ou não, mas o quanto eles conseguiram? Noto que sempre lembrarão da obra que os fez chorar, ao ficarem abismados com a aparência de Camões sem um olho que também ficará marcada. O nu frontal de David de Michelângelo também choca a aqueles que estão mais acostumados com a vulgaridade da mídia a sensibilidade da arte. Mas vejo que realmente consegui o meu intento ao passar o trecho do filme de 1968 de Romeu e Julieta de Franco Zeffirelli e vejo lágrimas a rolarem pelos pequenos rostos de 12 anos, após o suícidio duplo do casal ao som de A Time for us. Vejo que alcancei meu objetivo: sensibilizá-los para uma obra artística e mostrar que a arte é atemporal e, mesmo após 400 anos, continua atual. Bom retorno a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário